-A A +A
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Curso: Gestão Acadêmica do Ensino de Graduação

Objetivos Gerais:

Proporcionar oportunidades para atualização, aprimoramento, inovação e profissionalização em gestão do ensino de graduação;
Subsidiar as atividades acadêmicas dos Colegiados de Cursos de Graduação com conhecimentos relativos ao planejamento, à implementação, ao acompanhamento e à avaliação dos cursos de graduação;
Desenvolver as habilidades e potencialidades pessoais para o trabalho em equipe dentro da nova modalidade de Secretarias Únicas. Subsidiar a implantação e a organização das Secretarias Únicas e/ou Unificadas dentro dos Centros;
Possibilitar que os técnicos-administrativos, secretários de colegiado e secretarias únicas e unificadas, professores e coordenadores de curso conheçam os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Apoio Acadêmico – DAA/Prograd e os principais aspectos legais e administrativos dos procedimentos que fundamentam suas atividades.

Objetivos Específicos:

- Possibilitar que os cursistas conheçam o funcionamento dos Departamentos da Prograd;
- Explicar como funcionam os Projetos de Ensino; Programa de Educação Tutorial – PET; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID; Residência Pedagógica; Mobilidade Acadêmica; Desenvolvimento do Processo de Acompanhamento de Desempenho Acadêmico (aplicação da Resolução Nº 68/2017); e As Políticas e procedimentos de acompanhamento e orientação pedagógica e administrativa de Estágio da UFES;
- Apresentar, discutir e aproximar os cursistas das rotinas, procedimentos e dos aspectos legais e administrativos que fundamentam as atividades dos Departamentos da Prograd;
- Conhecer a legislação, os processos internos e atividades dos departamentos DRCA e DDP.

Público Alvo

Servidores da Ufes

Período

Turma 1: 28/08/2018 a 18/09/2018

Turma 2 (campus de Alegre): 01/10/2018 a 19/10/2018

Turma 3 (campus de São Mateus): 02/10/2018 a 31/10/2018

Horário

8h às 12h e 14h às 18h

Modalidade

Presencial e EAD

Carga Horária

50h 

Vagas

25 vagas

Ementa

Gestão da política de ensino de graduação. Suporte técnico, administrativo e pedagógico para as diversas atividades relacionadas à rotina acadêmica do ensino de graduação no âmbito da UFES. Desenvolvimento de potencialidades e habilidades pessoais e profissionais no ambiente organizacional. Orientação para as atividades dos servidores das Secretarias Únicas e/ou Unificadas dos diversos Centros da Universidade Federal do Espírito Santo.

Conteúdo Programático

DEPARTAMENTO DE APOIO ACADÊMICO – DAA:

  1. Portaria Nº 158, de 10 de agosto de 2017. Dispõe sobre a participação das Instituições de Ensino Superior nos programas de fomento da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica.
  2. Portaria Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica.
  3. Portaria GAB Nº 45, de 12 de março de 2018. Dispõe sobre a concessão de bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).
  4. Portaria Nº 096, de 18 de julho de 2013. Fica aprovado, na forma dos anexos I e II, o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).
  5. Resolução CEPE 008/2013 - Caracteriza-se como Projeto de Ensino todo projeto que vise à melhoria do ensino da graduação e esteja relacionado a uma ou mais disciplinas de interesse direto de um ou mais departamentos e colegiados de cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e deve ser utilizado como mecanismo de sistematização e operacionalização de iniciativas e experiências com vistas à ampliação da qualidade estrutural, organizacional e funcional do ensino, ou seja, toda proposta de atividade que tem como objetivo aprimorar a qualidade de ensino-aprendizagem docente e discente que tenha relação com as áreas de atuação profissional de cada curso de graduação.
  6. Edital Nº 001/2017 Projeto de Ensino.
  7. Edital Nº 002/2017 PIAA.
  8. Lei Nº 11.180/2005. Institui o Projeto Escola de Fábrica, autoriza a concessão de bolsas de permanência a estudantes beneficiários do Programa Universidade para Todos - PROUNI, institui o Programa de Educação Tutorial - PET, altera a Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, e a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto- Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e dá outras providências.
  9. Lei Nº 11.788/2008. Dispõe sobre Estágio de estudantes.
  10. Resolução 74/2010 - Institui e regulamenta o estágio supervisionado curricular nos cursos de graduação da UFES
  11. Resolução 75/2010 – Fixa normas de Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório para os Cursos de Licenciatura do Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.
  12. Resolução CEPE Nº 68/2017 – Aprovar o Regulamento Geral de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico, bem como o processo de desligamento dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo.
  13. Resolução CEPE 25/2011 – Regulamenta a implantação do Programa de Mobilidade no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo.
DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO:

Orientações para criação de cursos de graduação; Elaboração de projetos pedagógicos de cursos de Graduação; Alterações curriculares; Aplicação da Resolução 52/2015 do Cepe (alterada pela Res. n° 61/2017 do Cepe); Desenvolvimento de currículos; Núcleo Docente Estruturante; Legislação Educacional (Lei n° 13.005/2014; temáticas – Direitos Humanos, Educação das Relações Étnico-raciais, Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, Educação Ambiental, Libras, Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Prevenção e combate a incêndios e desastres em edifícios públicos).

 
DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO:
 
Matrícula; Aproveitamento de Estudos; Licença Médica e de Gestação; Disciplinas Eletivas; Trancamento de curso; Aluno Especial/Estrangeiro; Aluno Convênio PEC-G; Ciências sem Fronteiras; Transferência facultativa; Novo Curso; Transferência por Amparo Legal; Montagem de Grupos de Horários; Manutenção de Vinculo; Colação de Grau; Histórico escolar de Graduação; Oferta de Disciplinas; Grupos de Horários (Blocos); Aproveitamento de Estudos; Retificação de nota; Procedimentos relativos ao diploma; Revalidação de diploma; Apostilamento de diploma.

Metodologia

  1. A metodologia utilizada deve ser participativa com a avaliação contínua
  2. Aulas expositivas e dialogadas, vídeo, dinâmicas;
  3. Utilização do ambiente virtual de aprendizagem (ava.ufes.br)

Instrutor

  • Nome: Aline Chima / Titulação: Mestrado em Administração
  • Nome: Fábio Oliver / Titulação: Mestrado em História
  • Nome: Fabíola Martins Bastos / Titulação: Doutorado em História
  • Nome: Janaína Campos Lopes / Titulação: Graduanda de Pedagogia
  • Nome: Julia Paula Soprani Guimarães / Titulação: Mestrado em Eng. Sustentável
  • Nome: Leonardo Baptista / Titulação: Mestrado em História
  • Nome: Liliane Dias Heringer Casotte / Titulação: Mestrado em Educação
  • Nome: Patrícia Helmer Falcão / Titulação: Espec. em Educ. em Direitos Humanos.

Inscreva-se

Período de inscrição:

Turma 1: 20/08/2018 a 27/08/2018

Turma 2 (campus de Alegre): 18 a 30/09/2018

Turma 3 (campus de São Mateus): 18/09/2018 a 01/10/2018

Endereço: inscricao.ufes.br.

Categorias: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910