Seminário Virtual de Ambientação 2020

Olá, novo (a) servidor (a)!

Você está convidado (a) para participar do I Seminário Virtual de Ambientação da Ufes, com objetivo de acolher e oferecer algumas informações sobre a Ufes, o papel do servidor público e a sua carreira.

O Público-alvo deste seminário são os servidores docentes e técnico-administrativos que ingressaram na Ufes, principalmente, entre os anos 2019 e 2020 (incluindo os servidores redistribuídos, em exercício provisório e cedidos).

Sua participação no evento é muito importante para a formação de conceitos e expectativas sobre nossa instituição, alinhados com a missão, a visão e os valores da Universidade. Além disso, para a carreira de docente tornou-se um requisito de avaliação de estágio probatório previsto na Lei 12.772, de 2012.

E como ocorrerá o Seminário Virtual de Ambientação?

Será desenvolvido em 3 etapas: a 1ª Etapa será composta por atividades integrantes da Semana do Servidor (dias 26 e 30 de outubro, conforme agenda abaixo); a 2ª Etapa será em ambiente de aprendizagem virtual (Curso Online assíncrono) com videoaulas de curta duração, que você poderá assistir entre o período de 26/10/2020 e 12/11/2020;  e a 3ª Etapa será um encontro síncrono para esclarecimento de possíveis dúvidas.

Abaixo detalhamos a AGENDA DO SEMINÁRIO VIRTUAL DE AMBIENTAÇÃO que contará com eventos síncronos e assíncronos

Etapa

Data e Horário

Descrição das atividades

Atividades integrantes da Semana do Servidor

26/10/2020

9h (1h)

Apresentação Solo do Maestro Cláudio Modesto

Abertura da semana do servidor com autoridades

Momento Especial para acolher Novos Servidores

30/10/2020

14h (1h)

Live: Empatia e Autenticidade nas Relações: um olhar da

Comunicação Não-Violenta (CNV). Yuri Haasz e Sandra Caselato

Curso online

26/10/2020 a 12/11/2020

(2h30 min)

Videoaula 1:  A Ufes em vídeo institucional

Vídeoaula 2: Aspectos legais e éticos do Servidor Público. Andreia Barbosa da Silva (DAS/Progep-Ufes).

Videoaula 3: Atenção à Saúde do Servidor: O papel da Diretoria de Atenção à Saúde  e o enfoque em ações do psicossocial. Cynthia Perovano Camargo Baumel (DAS/Progep-Ufes).

Videoaula 4: Carreira Docente: Estágio probatório; progressão e promoção; retribuição por titulação; Plano de Desenvolvimento de Pessoas. Lei nº 12.772/12 e Decreto 9991/19. Carlos Eduardo Gaspar Junior (DDP/Progep/Ufes).

Videoaula 5: Carreira TAE: Estágio probatório; progressão por capacitação; incentivo à qualificação; progressão por mérito; avaliação de desempenho; Plano de Desenvolvimento de Pessoas. Lei 11091; e Decreto 9.991/19. Carlos Eduardo Gaspar Junior (DDP/Progep/Ufes).

Videoaula 6: Sistemas institucionais: Senha.ufes.br, e-mail institucional, Nuvem Ufes, Protocolo web (lepisma), Portal do Servidor, Portal do Professor, Portal Docente, Atas, Sistema de Ponto, dentre outros. Jhullayson Ferreira de Carvalho (CGI/Progep/Ufes).

Videoaula 7: Sistemas do governo: Sigepe - web, mobile, gestor e banco de talentos.  Jhullayson Ferreira de Carvalho (CGI/Progep/Ufes).

Videoaula 8: Portal da Progep: Notícias e estrutura, Boletim de Gestão de Pessoas, Manual de Procedimentos. Jhullayson Ferreira de Carvalho (CGI/Progep/Ufes).

Videoaula 9:  Regime de Previdência no Serviço Público e possibilidade de adesão à Previdência Complementar. Jardel Lago (Funpresp).

Videoaula 10: Gestão Patrimonial: ênfase na responsabilidade no uso de bens públicos. Lucio Cavaca ( DMP/PROAD).

Apresentação da Associação dos docentes da Ufes. Ana Carolina Galvão (Adufes)

Apresentação da Sindicato dos servidores técnico administrativos da Ufes Wellington Pereira (Sintufes)

Apresentação da Comissão Permanente de Pessoal Docente. Mauricio Pereira do Nascimento (CCHN/Ufes)

Apresentação da  Comissão Interna de Supervisão da  carreira dos técnico administrativos. Ivan Gomes da Silva (DDP/Progep/Ufes) e Alvaléria Cuel (Aposentada/Ufes).

Encerramento

12/11/2020

15 h (1h)

Encerramento: Esclarecimentos de dúvidas (todos os servidores envolvidos nas gravações estarão disponíveis para abordar algo das temáticas dos vídeos ou encaminhar a dúvida para setor responsável).

Para acessar a 1ª Etapa, acompanhe  a programação da Semana do Servidor da Ufes no Portal da Progep. Para a 2ª Etapa (Curso on line) e a 3ª etapa (encerramento) você receberá  e-mail institucional com as orientações de acesso. Ressaltamos que apenas as atividades previstas na presente programação serão consideradas parte da ambientação dos novos servidores, totalizando a carga horária de 5h e 30 min. O certificado de participação será emitido a partir da realização da avaliação de aprendizagem que estará ao final do curso on line.

Lembramos que foi publicado o Manual do Novo Servidor da Ufes, contendo informações úteis sobre a Universidade, incluindo os pontos que serão tratados neste seminário, além de informar os endereços eletrônicos onde pode encontrar mais esclarecimentos e contatos dos principais setores institucionais. Acesse  o manual em: http://progep.ufes.br/manual-novo-servidor.

Mais informações: spdp.ddp.progep [at] ufes.br

Esperamos você! Até breve!

Equipe da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas

Tags: