Cargo C - Auxiliar de Saúde

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: C

DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR DE SAÚDE
(proposta: aglutinar com visitador sanitário)

CÓDIGO CBO: 5151-05

•ESCOLARIDADE: Fundamental Completo
•OUTROS: Experiência de 12 meses
•HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

Visitar domicílios periodicamente sob orientação e supervisão de profissionais da saúde; orientar a comunidade para promoção da saúde no sentido de detectar possíveis problemas que possam estar interferindo na saúde da população; participar de campanhas preventivas; participar de reuniões profissionais.
Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:
Visitar domicílios:
Avaliar as condições de higiene; verificar a existência de animais , observar o relacionamento entre   os   membros   da   família;   detectar   problemas   (saúde   e   social);   acompanhar   o crescimento e desenvolvimento das crianças; acompanhar doentes portadores de doenças crônico-degenerativas;   fazer   encaminhamentos   para   os   serviços   de   saúde;   verificar obediência   à   prescrição   médica;   controlar   as   condições   de   armazenamento   de medicamentos no domicílio; aferir pressão arterial (em alguns casos); hidratar crianças (em casos de desidratação leve); identificar casos de violência doméstica.
Assistir os pacientes:
Acionar os profissionais de saúde quando necessário; levar pacientes ao serviço de saúde; marcar consultas para os pacientes; acompanhar visita do médico; encaminhar dietas para diabéticos e hipertensos.
Promover educação sanitária e ambiental:
Orientar sobre o uso da água; orientar para o tratamento e limpeza de caixa d´água; orientar sobre a construção de fossa; esclarecer sobre a disposição do lixo; orientar sobre coleta se-letiva de lixo; conscientizar sobre a criação de animais; orientar sobre a conservação de ali-mentos; orientar a família sobre condições de higiene.
•  Orientar a comunidade para promoção da saúde:
Orientar   o   paciente   sobre   o   tratamento   médico,   casais   sobre   planejamento   familiar, adolescentes sobre a prevenção de dst e gravidez indesejada, a família sobre cuidados com pacientes, sobre a gravidez, parto e pós-parto; orientar sobre cuidados com o bebê, sobre amamentação,   vacinas,   prevenção   de   acidentes   domésticos,   orientar   a   família   sobre alimentação, o melhor aproveitamento dos alimentos, a elaboração da multimistura, saúde bucal e sobre direitos e órgãos competentes.
Participar de campanhas preventivas:
Participar das campanhas de vacinação; preparar o material de apoio; distribuir material educativo; distribuir preservativos, material preventivo (cloro e escova de dente); clorar água (preparo para colocação nos poços); aplicar flúor em crianças nas escolas (juntamente com dentistas); convidar para participação de palestras e participar de campanhas de vacinação de animais.
Participar de reuniões profissionais:
Participar de reuniões com profissionais da saúde, de treinamentos específicos (cloragem de água, banco de leite e outros), de grupos de estudo (projetos e ou temas específicos) e assistir aos cursos de capacitação obrigatórios.
Utilizar recursos de informática.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.