Cargo D - Confeccionador de Instrumentos Musicais

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: D

DENOMINAÇÃO DO CARGO:  CONFECCIONADOR DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

CÓDIGO CBO – 7421-10; 7421-15; 7421-20; 7421-25; 7421-30; 7421-35; 7421-40.

• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completa + experiência
• OUTROS: Experiência de 12 meses
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

Projetar instrumentos musicais, distinguir acústicas de materiais para a fabricação dos instrumentos musicais e preparar matérias-primas para confecção dos instrumentos.
Confeccionar componentes dos instrumentos, realizar acabamentos, montar, afinar e consertar instrumentos musicais.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Projetar instrumentos musicais:
Definir medidas; esboçar croqui; definir matéria-prima e seus rendimentos; confeccionar protótipo; planejar etapas de fabricação; avaliar tempo de execução.
• Distinguir acústicas dos materiais para fabricação de instrumentos musicais:
Analisar as propriedades de ressonância dos materiais; identificar diferentes timbres; definir os   tipos   de   cortes   dos   materiais;   realizar   controle   dimensional   dos   instrumentos; redimensionar componentes acústicos; regular componentes dos instrumentos.
• Preparar matéria-prima para confecção de instrumentos:
Desdobrar madeira; classificar madeira, pele animal, sintético e metais; secar madeira na estufa; acondicionar madeira, metais, sintéticos e outros; recozer metais; prensar lâminas de madeira para compensado; tingir lâminas de madeira.
• Confeccionar componentes de instrumentos musicais:
Construir moldes; confeccionar ferramentas; manusear gabaritos; operar instrumentos de medição; selecionar máquinas e acessórios; regular máquinas; substituir componentes da máquina; operar máquinas; colar materiais; calandrar madeiras e metais; proceder lixamento primário em  superfície; rebitar peças;  modelar peças por  meio  de repuxo; soldar componentes metálicos.
• Realizar acabamentos em instrumentos musicais:
Preparar superfícies dos instrumentos; pintar instrumentos; encerar instrumentos; revestir instrumentos com celulóide, fórmica, acetato e outros; aplicar banhos eletrostáticos nos instrumentos; jatear com areia as superfícies dos instrumentos metálicos e peles sintéticas; polir superfícies de instrumentos musicais; analisar aspecto físico dos instrumentos.
• Montar instrumentos musicais:
Organizar local de trabalho; separar componentes; ajustar peças; instalar rastilho, pestana, tensores, traste e componentes eletro-eletrônicos; montar instrumentos de sopro-palheta simples, de sopro-palheta duplo, sopro-bocal, de sopro-transversal; sapatilhar instrumentos; unir componentes dos instrumentos musicais; regular componentes eletro-eletrônicos; encordoar instrumentos; instalar proteção contra agentes externos; preencher histórico dos instrumentos; participar da elaboração de manuais técnicos.
• Afinar instrumentos musicais:
Revisar componentes mecânicos; regular tensores de instrumentos; detectar vazão de ar nos instrumentos de sopro; operar diapasão; comparar sons por audição; limpar lâminas de madeira, metal e sintéticas; limpar orifícios das flautas; avaliar a geração do som; embalar os instrumentos.
• Consertar instrumentos:
Colher informações do usuário; desmontar o instrumento; identificar a viabilidade da reforma;
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.