Cargo D - Técnico em Eletromecânica

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

CÓDIGO CBO – 3003-05

• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico
•HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente – Resolução nº 262, de 28 de julho de 1979 - CONFEA.

Planejar, executar e participar da elaboração de projetos eletromecânicos de máquinas, equipamentos e instalações. Usinar peças e interpretar esquemas de montagem e desenhos técnicos.   Montar   máquinas   e   realizar   manutenção   eletromecânica   de   máquinas, equipamentos e instalações.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Participar da elaboração de projetos e máquinas, equipamentos e instalações:
Auxiliar nas especificações do projeto; avaliar características do local de implantação de máquinas, equipamentos e instalações; elaborar desenhos técnicos de máquinas, equipamentos e instalações de acordo com normas técnicas; consultar normas de ergonomia e segurança do trabalho de acordo com as características do projeto; auxiliar na especificação de componentes eletromecânicos do projeto; listar materiais necessários para a execução do projeto; elaborar esquema de instalação de máquinas, equipamentos e instalações; colaborar na elaboração do orçamento; elaborar relatórios de custo-benefício para análise técnico-financeira do projeto.
• Planejar a execução do projeto:
Interpretar o projeto; elaborar plano de trabalho para a fabricação de componentes eletromecânicos; definir etapas de produção a serem executadas; relacionar pessoas e equipamentos para a execução do projeto; elaborar cronograma de atividades; Identificar a necessidade de dispositivos e ferramentas para melhoria dos recursos produtivos.
• Usinar peças:
Interpretar desenhos técnicos das peças a serem usinadas; preparar local de trabalho; pre-parar máquinas para usinagem de peças conforme o projeto; verificar dimensões da matéria-prima para usinagem conforme o projeto; operar máquinas para usinagem de peças; inspeci-onar dimensões das peças usinadas; Verificar o acabamento das peças usinadas.
• Montar máquinas, equipamentos e instalações:
Interpretar esquemas de montagem de máquinas, equipamentos e instalações; preparar o local para montagem de máquinas, equipamentos e instalações; selecionar componentes eletromecânicos, ferramentas e instrumentos para a montagem; montar os componentes do produto; avaliar etapas da montagem; testar o funcionamento do produto após a montagem.
• Realizar manutenção de máquinas, equipamentos e instalações:
Participar na elaboração de planos de manutenção; estabelecer condições de segurança para executar a manutenção; interpretar instruções de manutenção; selecionar ferramentas e
instrumentos para realizar a manutenção; identificar as causas de defeitos em máquinas, equipamentos e instalações; listar peças danificadas; especificar componentes para reposição; definir a alternativa a ser seguida para o conserto; substituir componentes danificados; testar funcionamento do equipamento após o conserto; atualizar registros de manutenção de máquinas, equipamentos e instalações; modernizar máquinas, equipamentos e instalações; inspecionar máquinas, equipamentos e instalações.
• Utilizar recursos de informática.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associado ao ambiente organizacional.