Cargo D - Técnico em Instrumentação

CÓDIGO CBO - 3134-10

• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

Analisar tecnicamente a aquisição de produtos e serviços de medição e de controle.
Gerenciar documentação técnica e sistemas de confiabilidade; podem coordenar equipes de trabalho; fazer medição. Calibrar padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e de controle. Executar, avaliar e realizar manutenção preventiva e ou corretiva de equipamentos e instrumentos de medição e de controle. Desenvolver, testar, calibrar, operam e reparar instrumentos, aparelhos e equipamentos de medição e controles elétricos, mecânicos, eletromecânicos, eletro-hidráulicos e eletrônicos.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Contribuir no desenvolvimento de projetos de sistemas de medição e controle:
Identificar as variáveis envolvidas no processo; determinar posições de medição e controle de processo; especificar instrumentos de sistemas de medição e controle; propor sistema de medição e controle; avaliar o desempenho de sistemas de medição e controle.
• Analisar tecnicamente a aquisição de produtos e serviços de medição e controle:
Estabelecer os objetivos da análise; Indicar fornecedores potenciais de produtos e serviços de medição e controle; testar as características técnicas de produtos e serviços dos diversos fornecedores; emitir parecer técnico sobre produtos e serviços de medição e controle.
• Gerenciar documentação:
Elaborar, analisar e atualizar procedimentos, instruções técnicas e gerenciais; cadastrar instrumentos de medição e controle; elaborar fichas e formulários de registros; emitir laudos
e certificados da calibração de equipamentos e instrumentos de medição e controle; arquivar documentação técnica e gerencial gerenciar sistema de confiabilidade; elaborar sistema de codificação; estabelecer freqüência de calibração; controlar prazos para calibração; validar resultados da calibração; participar de auditorias internas e externas.
• Determinar valores de grandezas (medir):
Ler e interpretar desenho técnico; selecionar métodos e princípios de medição; operar padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle; realizar ensaios físicos-mecânicos; conservar padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle.
• Calibrar padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle:
Identificar especificações técnicas e padrões de equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle; monitorar as condições ambientais para a calibração; inspecionar visualmente padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle; determinar o procedimento de calibração; calcular os resultados das medições; interpretar os resultados das medições; ajustar equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle.
• Realizar manutenção de instrumentos de medição e controle:
Retirar instrumentos de medição e controle; identificar disfunções em instrumentos de medição e controle; relacionar custos e benefícios da manutenção; reparar componentes danificados de instrumentos de medição e controle; substituir componentes danificados de instrumentos de medição e controle; instalar instrumentos de medição e controle; planejar manutenção preventiva, preditiva e corretiva.
• Utilizar recursos de informática.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.