Cargo D - Técnico em Prótese Dentária

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA

CÓDIGO CBO - 3224 - 10

• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico
•HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente. Lei nº 6.710, de 05 de novembro de 1979 - Dispõe sobre a profissão de Técnico em prótese Dentária e
determina outras providencias. - Decreto nº 87.689, de 11 de outubro de 1982 - Regulamenta a Lei nº 6.710/79.

Planejam o trabalho técnico-odontológico, de nível médio, em consultórios, clínicas, laboratórios de prótese e em órgãos públicos de saúde. Previnem doença bucal participando de projetos educativos e de orientação de higiene bucal. Confeccionam e reparam próteses dentárias humanas, animais e artísticas. Executam procedimentos odontológicos sob supervisão do cirurgião dentista. Administram pessoal e recursos financeiros e materiais.
Mobilizam capacidades de comunicação em palestras, orientações e discussões técnicas. As atividades são exercidas conforme normas e procedimentos técnicos e de biossegurança.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Planejar o trabalho técnico-odontológico:
Elaborar projetos para a saúde bucal; interpretar informações técnicas; preparar equipamen-tos e instrumental para o uso; sugerir ao cliente opções de materiais de higiene bucal e ou tipos de prótese; obter modelo de estudo; confeccionar enceramento diagnóstico; estimar prazos.
• Prevenir doença bucal:
Executar projetos educativos.
• Confeccionar próteses dentárias humanas, animais e artísticas:
Confeccionar o modelo de trabalho; avaliar modelos e preparos dos dentes; delinear a prótese removível de vários tipos; confeccionar moldeiras e ou provisórios; confeccionar base de prova; escolher a cor da prótese, direto com o paciente; definir forma e tamanho do(s) dente(s); montar dentes; esculpir anatomia dental e ceroplastia gengiva; preparar grampos e molas; posicionar expansores; confeccionar estruturas metálicas; soldar estrutura metálica; usinar estruturas metálicas; confeccionar estruturas cerâmicas e de resina; restaurar dentes; ajustar tecnicamente a prótese no articulador; dar acabamento e polimento em próteses.
• Executar procedimentos odontológicos sob supervisão:
Avaliar resultados: estético, técnico e funcional; condensar materiais; esculpir materiais ; polir dentes e restaurações;  verificar resultado dos procedimentos; consertar próteses.
• Administrar recursos:
Controlar estoque de material e instrumental.
• Trabalhar com segurança:
Usar equipamentos de proteção individual (EPI); fazer assepsia da sala e ou equipamentos; desinfectar instrumental e ou moldagens; tomar vacinas; precaver-se contra efeitos adversos
dos produtos; providenciar medições (luz, ruído, circulação de ar); providenciar o acondicio-namento e destino do lixo; seguir padrões ergonômicos; cumprir normas complementares de
biossegurança e segurança.
• Comunicar-se:
Ministrar palestras educativas; discutir técnicas de execução de trabalho; registrar informa-ções técnicas; informar métodos de trabalho; instruir na instalação e higienização de próteses dentárias.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.