Cargo E - Diretor de Artes Cênicas

CÓDIGO CBO: 2623-30

• ESCOLARIDADE: Curso superior em Artes Cênicas
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

Coordenar e supervisionar equipes de cenotécnica, produção cenográfica e outras equipes   envolvidas   na   montagem   do   espetáculo.   Assessorar   nas   atividades   de ensino, pesquisa e extensão.

• Formular conceito artístico da cenografia:
Pesquisar o autor, o contexto histórico e questões correlatas ao tema da obra artística; pesquisar iconografia relacionada ao tema; analisar perfil da personagem; definir conceitos com diretores; avaliar as necessidades espaciais da encenação.
• Elaborar projeto cenográfico:
Detalhar projeto cenográfico; elaborar soluções de cenotécnica; executar maquetes da cenografia; especificar materiais para cenotécnica e produção; indicar equipes de produção cenográfica e equipes de cenotécnica; orçar mão de obra e materiais; apresentar projeto cenográfico para as equipes (Artística, técnica, produ-ção); elaborar o cronograma da construção e montagem da cenografia.
• Elaborar estudo preliminar da cenografia:
Realizar levantamento  do  espaço  destinado  ao  evento  (Medidas,  equipamentos, funções e regras): planejar áreas de ação cênica; elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro; elaborar estudo volumétrico; pesquisar resistência e aplicabilidade de materiais cênicos.
• Elaborar anteprojeto cenográfico:
Definir espaço cênico, formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico;
definir elementos estruturais da cenografia e materiais para a construção dos elementos estruturais; especificar materiais conforme conceito; artístico; definir adereços e objetos de cena; definir ajustes da cenografia com equipe artística; definir ajuste da cenografia com equipe técnica e com a equipe de produção.
• Supervisionar a construção da cenografia:
Supervisionar o cenotécnico na construção da cenografia; supervisionar as equipes  de: arte,  escultura, efeitos  especiais, costura,  adereços   ;carpintaria,  pintura, serralheria, eletricistas; orientar equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte do cenário; supervisionar equipes especiais para projetos específicos.
• Coordenar a montagem da cenografia:
Coordenar cenotécnico na montagem; coordenar equipe de maquinaria de palco e contra-regras na montagem; coordenar equipe de produção cenográfica em estú-dio e externa (Tv e cinema) na montagem; coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem.
• Afinar cenografia:
Ajustar técnica e artisticamente a cenografia, ajustar cenografia a partir de ensaios artísticos; ajustar cenografia a partir de ensaios técnicos; ajustar cenografia a partir do ensaio geral; orientar a manutenção do funcionamento da cenografia.
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional.