Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Cargo E - Geógrafo

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DENOMINAÇÃO DO CARGO: GEÓGRAFO

CÓDIGO CBO: 2513-05

REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:
• ESCOLARIDADE: Curso Superior em Geografia
• OUTROS:
• HABILITAÇÃO   PROFISSIONAL:  Lei   nº   6.664,   de   26   de   junho   de   1979   - Disciplina   a   profissão   de   Geógrafo   e   dá   outras   providências.     Decreto   nº 85.138, de 17 de setembro de 1980 - Regulamenta a Lei nº 6.664/79. - Lei nº 7.399, de 04 de novembro de 1985 - Altera a redação da Lei nº 6.664/79.
-   Decreto   nº   92.290,   de   10   de   janeiro   de   1986   -   Regulamenta   a   Lei   nº 7.399/85.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:
Estudar   a   organização   espacial   por   meio   da   interpretação   e   da   interação   dos aspectos   físicos   e   humanos;   avaliar   os   processos   de   produção   do   espaço, subsidiando o ordenamento territorial; participar do planejamento regional, urbano, rural, ambiental e da formulação de políticas de gestão do território; emitir laudos e pareceres técnicos; monitorar uso e ocupação da terra, vistoriar áreas em estudo, estudar a pressão antrópica e diagnosticar impactos e tendências. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO
• Realizar pesquisas geográficas:
Determinar   objetivos   do   trabalho;   realizar   trabalhos   de   campo;  levantar   informações de aspectos físicos, humanos e territoriais; organizar, processar e interpretar base de dados; interpretar representações do território, fotografias aéreas e imagens orbitais; digitalizar e combinar planos de informação; traduzir espacialmente informações; produzir cartas temáticas; gerar resultados.
• Avaliar os processos de produção do espaço:
Identificar agentes e processos de produção do espaço; qualificar agentes e processos de produção do espaço; identificar processos passíveis de intervenção; incentivar a articulação dos agentes de intervenção do espaço; participar na formu-lação de políticas de gestão do território.
• Disseminar informação produzida:
Emitir laudos e pareceres técnicos; redigir relatórios e textos científicos; trocar informações   técnicas   com   outros   profissionais;   apresentar   resultados/conclusões para publicação ou uso.
• Tratar informações geográficas em base georreferenciada:
Modelar projeto de sistema de informações geográficas (SIG); especificar parâmetros técnicos de construção de dados geográficos; levantar informações geográficas; avaliar informações geográficas; especificar sistema de coleta de dados geográficos; processar imagens por sensoriamento remoto; gerar dados geográficos; associar informações alfanuméricas aos dados geográficos; gerar relatórios e mapas em formato digital e analógico; criar interfaces de consulta ao sistema de informações geográficas; atualizar dados geográficos.
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional.

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