Exames periódicos

Versão para impressãoGerar PDF

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO, por meio do Departamento de Atenção à Saúde - DAS, dará início ao programa anual de realização dos exames periódicos, cujo objetivo é a detecção precoce, ou mesmo, a prevenção das doenças e acidentes relacionados ao trabalho, além de contribuir para a promoção da saúde dos servidores públicos federais.

O exame médico periódico cumpre o que estabelece o artigo 206-A da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, o Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009 e a Portaria Normativa/SRH nº 4, de 15 de setembro de 2009.

Etapas do Exame Médico Periódico:

1)      Convocação

O SIAPENET enviará automaticamente a convocação para o e-mail cadastrado, de acordo com cronograma estabelecido por este DAS. Mantenha seu cadastro atualizado junto ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) e verifique se você já foi convocado.

 

2)      Confirmação

Acesse o Módulo Servidor do SIAPENET (www.siapenet.gov.br) ou Saúde do Servidor do SIGEPE (https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br). Tenha em mãos CPF e senha de acesso ao sistema. Para maiores informações sobre esses dados entrar em contato com o DGP. 

Acesse a opção Confirmação de Realização de Exame Periódico e Preenchimento do Formulário para Exame Médico Periódico.

Nesta etapa o servidor deverá informar se concorda ou não em realizar o exame e clicar em Salvar.

Caso o servidor tenha concordado em realizar o exame, ele deverá clicar em Emitir Guia, imprimi-las e Avançar para responder ao questionário online referente ao seu Histórico Ocupacional, Antecedentes Pessoais, Antecedentes Familiares, Hábitos Pessoais e Condições de Trabalho. 

Caso o servidor não concorde em realizar o exame periódico, deverá informar no sistema, por meio do Termo de Recusa, imprimir o referido termo, assiná-lo e entregá-lo no DAS.

 

3)      Preenchimento do Formulário

Clique em Gravar após preencher cada página do questionário (1. Histórico Ocupacional, 2. Antecedentes Pessoais, 3. Antecedentes Familiares, 4. Hábitos Pessoais e 5. Condições de Trabalho).

Concluído o preenchimento do formulário, será apresentado na tela um resumo das informações prestadas. Caso não haja dados a retificar, o servidor deverá clicar no botão Sim da opção Confirmar Dados.

 

4)      Realização dos Exames Laboratoriais

Depois de responder ao questionário e emitir a guia de exames, compareça ao DAS para a realização dos exames laboratoriais. A entrega das amostras e a coleta de sangue são realizadas às terças, quintas e sextas-feiras, das 07 às 09 h, no Serviço Médico do DAS. Os vasilhames para a coleta do material são fornecidos pelo DAS, basta retirá-los com antecedência.

 

Antes da realização dos exames laboratoriais, leia as orientações especificadas aqui:

Todos os Servidores:

- Coleta de sangue (jejum de 12 horas);

- URINA (colher a 1ª urina da manhã, higienizar o órgão genital e desprezar o 1º jato);

- FEZES (pode-se coletar no dia anterior, desde que conservado sob refrigeração);

- Água deve ser tomada de forma moderada.
 

Homens com mais de 50 anos:

- Exame de Próstata (SANGUE)

4 dias antes: Abstinência sexual; não fazer o toque retal; não andar a cavalo, de bicicleta e não fazer esforço físico exagerado.
 

Para todas as Mulheres:

- Preventivo: a coleta do material poderá ser realizada por médico ginecologista do DAS. Se realizado por outro médico deverá ser apresentado o resultado quando do exame clínico.
 

Realização dos Exames Clínicos

A data de entrega do resultado dos exames laboratoriais será informada no ato da coleta do material.

A partir desta data, o agendamento do Exame Clínico poderá ser feito. Concluído o exame clínico o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional.

Fique atento ao período para realização do exame periódico.
 

PARTICIPE!
 

Cronograma de Convocação para Realização de Exames Periódicos