Siapenet
O acesso ao Siapenet é de caráter personalíssimo.
No Siapenet estão presentes dados pessoais, funcionais e financeiros do servidor. A obtenção de senha do portal Siapenet e senha de consignação exige o acesso total ao email pessoal do servidor, e por esse motivo não pode ser realizado pelo Departamento de Gestão de Pessoas. O DGP apenas cadastra/altera o endereço de email solicitado pelo servidor em seus assentamentos funcionais . É responsabilidade do servidor, quando este desejar, criar o seu cadastro no portal e receber em seu e-mail pessoal a sua senha.
O que é necessário para acessar o Siapenet?
É necessário que o servidor esteja com seu endereço atualizado no DGP, possua uma conta de email ativa e que o endereço dessa conta esteja cadastrado em seus assentamentos funcionais.
Para cadastrar/atualizar seu endereço de email, caso não esteja cadastrado:
O servidor deve preencher um formulário e autorizar a inclusão do e-mail. O formulário está disponível no site da PROGEP na parte de Formulários (Atualização de endereço e email - Ativos ou Atualização de endereço e email - Aposentados e Pensionistas).
Para o servidor ativo, o formulário deve ser protocolado no setor. Para aposentados, o formulário deve ser protocolado no Serprog.
Tenho o email cadastrado. Como acessar o Siapenet?
O servidor deverá entrar em www.siapenet.gov.br -> servidor. As instruções estão na página. Um manual está disponível no endereço: www.siapenet.gov.br/faq.htm.
Como saber se meu e-mail já está cadastrado?
Basta entrar em www.siapenet.gov.br -> servidor, e inserir sua identificação única (que está no contracheque). Se não houver e-mail cadastrado, o Siapenet informará na tela.
Quando entro no Siapenet, sou informado que o cadastro está bloqueado. O que fazer?
Existem dois tipos de bloqueio. Quando o Siapenet pedir os dados pessoais, o servidor deve preenchê-los. É importante manter os dados pessoais sempre atualizados para evitar o segundo tipo de bloqueio. Caso ocorra o segundo tipo de bloqueio, o Siapenet informará na tela que é necessário entrar em contato com a UPAG (neste caso, o DGP) para o desbloqueio.
O Siapenet informa que me enviou um e-mail, mas não recebi:
Verifique o email cadastrado (entrando em contato com o DGP ou olhando no portal do servidor). Se o e-mail estiver correto, olhe sua caixa de spam. Adicione siapenet [at] planejamento.gov.br aos seus contatos para evitar que futuras mensagens do Siapenet caiam na caixa de spam. Se ainda assim não receber o email, o Siapenet possui um atendimento por telefone: 0800-978 2328.
Como obtenho uma senha de consignação?
Após efetuar o login do portal, o servidor deverá acessar o menu e em seguida clicar em . Se o menu com o Link não aparece, verifique se o seu navegador está bloqueando popups ou entre em contato por telefone: 0800-9782328.
O que é Identificação Única?
A identificação única é o número, composto por 9 dígitos, que identifica os servidores ativos e aposentados no Serviço Público Federal. Você pode obter esse número verificando seu contracheque.
Endereços para acesso:
Portal Siapenet: www.siapenet.gov.br
Manual do Siapenet: www.siapenet.gov.br/faq.htm
Dúvidas:
Quanto à utilização do portal: 0800-9782328
Quanto ao cadastramento do email, atualização de endereço e desbloqueio: SRM-DGP (27) 4009-2234